Especializações e Capacitações
Equilíbrio Alimentar
Sobre o processo
Utilização do protocolo de equilíbrio alimentar para uma reeducação alimentar gradual, associada a novos hábitos que possam se manter sustentáveis. O objetivo será sempre as melhorias na qualidade de vida ativa, através da identificação do funcionamento fisiológico e psicológico do paciente. Os fatores norteadores do plano psicoterápico são associados a regulação emocional, relação da comida versus emoções e tolerância ao mal estar. Para isso, o autoconhecimento será utilizado como um poderoso agente transformador ao longo dos atendimentos.
Para que serve
O objetivo inicial é desenvolver uma relação saudável com a comida através do desenvolvimento da consciência alimentar, conseguindo identificar a fome física da fome emocional. O propósito será a redução de danos, utilizando estratégias mais assertivas para lidar com as emoções mediante os eventos estressores. Dentre os ganhos secundários do tratamento os objetivos podem variar: perda ou ganho de peso, redução da ansiedade, estabilidade do humor, ganho de massa muscular, entre outros benefícios associados a diminuição dos déficits cognitivos e comportamentais. Com base nos índices de sucesso obtidos ao longo dos atendimentos da minha prática clínica, as mudanças mais significativas têm sido: estabilidade do humor, tolerância ao mal estar, sono de boa qualidade, motivação, aumento da capacidade para resolução dos problemas, e “ganho ou perda de peso”, de acordo com o objetivo de cada paciente.
Sobre o processo
Essa área do conhecimento traz para um psicólogo clínico uma gama de recursos de alta relevância, devido à complexidade entre o funcionamento do sistema nervoso central e as funções cognitivas e comportamentais. Mediante as queixas dos pacientes, pode ser possível analisar cada fase do desenvolvimento com mais assertividade, devido ao conhecimento aprofundado sobre as doenças do neurodesenvolvimento que podem estar presentes.
Para que serve
Auxiliar o psicólogo no diagnóstico do tratamento de distúrbios, que produzem prejuízos para os indivíduos em decorrência de alguma disfunção cerebral. A neuropsicologia tem expandido a sua atuação, associando-se a outras áreas do conhecimento, prestando uma valiosa contribuição em vários contextos multidisciplinares da saúde.
Neuropsicologia
Capacitações
Aprimoramento contínuo: transtornos de ansiedade; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno afetivo bipolar, transtorno de compulsão alimentar, transtornos de personalidade (borderline), transtornos depressivos e transtorno obsessivo compulsivo, entre outras doenças mentais. Os comportamentos associados à compulsão alimentar, depressão, bipolaridade, ansiedade e borderline, têm merecido destaque na minha prática clínica. O índice de adesão e evolução dos pacientes tem atendido em boa medida os resultados desejados.
Perguntas Frequentes
Qual a frequência das consultas?
As consultas são de 50 minutos, com frequência semanal.
Como funciona a terapia?
Trabalho oferecendo um acolhimento inicial em caráter experimental, para o cliente avaliar se pode atender as suas demandas.